O Senado aprovou hoje o texto por 183 votos a favor (os da maioria conservadora, essencialmente) e 43 contra, dois dias depois e, num ambiente muito tenso, a Câmara dos Deputados ratificou a regra por 289 contra 221.
A futura norma, que surgiu do debate nacional realizado no segundo semestre do ano passado sobre o meio ambiente, reconhece a liberdade de consumir e produzir "com ou sem OGM".
O seu objectivo é esclarecer as condições de cultivo de plantas transgénicas e sua coexistência com os cultivos tradicionais, em cumprimento à citada normativa da União Europeia de 2001 sobre os OGM.
O ministro de Ecologia, Jean-Louis Borloo, alega que o texto respeita "os princípios de equilíbrio" adoptados no debate nacional sobre o meio ambiente, e afirma que "enquadrará os OGM da forma mais rigorosa e protectora possível". A oposição de esquerda e os ecologistas afirmam que o texto é muito favorável aos pró-OGM e vai contra os princípios adoptados no citado debate nacional.
Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2902448-EI296,00-Franca+tera+nova+lei+para+organismos+geneticamente+modificados.html
Sem comentários:
Enviar um comentário