sábado, 13 de outubro de 2007

Uma só mullher e dois úteros...

Útero bicorno ou Bicorne é uma má formação uterina e congénita que decorre de um erro do desenvolvimento embrionário inicial.

Existe uma membrana ou septo a dividir o útero em duas cavidades. Essa membrana pode ter vários tamanhos, desde uma pequena divisão até uma divisão completa do útero em dois podendo estes serem totalmente ou parcialmente funcionais. Essa malformação pode ser observada através de exames clínicos, ultra-sonográficos ou radiológicos.


Nalguns casos uma cavidade é menor que outra maior. A gravidez desenvolve-se na cavidade de maior tamanho não comprometendo a gestação. No que se refere ao sucesso da gravidez no caso de útero bicorno, vai depender de como é a malformação e o estado da parede muscular do útero, mas é totalmente possível. Contudo, realizar um acompanhamento pré-natal adequado é fundamental, porque há maior risco de trabalho de parto prematuro e de aborto.

Um possível tratamento é o cirúrgico, que pode prevenir problemas durante a gravidez, uso de DIU, menstruação, etc.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Útero_bicorno

http://www.terra.com.br/istoe/1821/1821_vivabem.htm

13 comentários:

Andréia disse...

Eu tenho utero bicorno e fiquei grávida 6 vezes (3 vezes de cada lado)...rsrs
Tive sucesso 4 vezes e 2 abortos espontâneos (um de cada utero) .
Meu filho mais velho hoje tem 21 anos e o caçula 13. tenho 47 anos e sempre tive uma vida normal.
Abraços!

Xaranga disse...

Obrigada Andréia, precisava de "ouvir" isso :)

Biju SIBB disse...

Tenho 17 anos, e sou operado na proxima semana. Também tenho esta má formação.

Tenho medo de não poder engravidar

Biju SIBB disse...

Correcção:

*operada

Camila Almeida disse...

Eu tenho 14 anos, tenho está má formação, vou ser operada na próxima semana, pois sinto muitas dores pélvicas e isso atrapalha a minha vida!

Barbara Porto disse...

Tenho 16 anos fiquei gravida mais perdi pela minha ma formaçao tenho consulta na proxima semana pra saber se opero ou nao, sinto poucas dores em relaçao a isso maais as poucas vezes que dooi dooi demaais. Beeeijooo.

Unknown disse...

Tenho essa mal formação,meu utero não é bicorno ele é completamente dividido, útero didelfo (dois uteros e dois colons idependentes, uma pra cada ovário).
Nunca senti nada, mas agora tenho medo de não conseguir engravidar.
Mas, não vou operar visto que existem outros casos domeu que mulheres tiveram gemeos.

Abraços

Unknown disse...

TENHO UMA FILHA DE 11 ANOS DESCOBRI QUE ELA TEM DOIS UTERO ESTOU PREOCUPADA SENDO QUE ELA JA TEM POBLEMA RENAISE SENTE MUITA DOR DE CABEÇA.

Unknown disse...

Danyela.
oi;
a minha prima ´fez um exame de ultrason e foi contatado 2 úteros e agora ela não sabe se repete os exames ou se vai ao médico ela se casou no ano passado e tem 18 anos esta muito assustada com tudo isso..
as: Dani

Infertilidade e má-formações disse...

Olá, Chamo-me Andreia e tenho 23 anos, ainda não casei,mas estou a viver junto com o meu namorado (há sete anos que estamos juntos. Desde que namoramos que sei que tenho dois uteros, dois colos de utero, e tinha dois canais vaginais. Neste momento já retirei o cepto que separava a vagina, de resto não fiz operação para mais nada.
Quero começar a tentar engravidar, e tal como desejo para mim, desejo para todas as mulheres, muito boa sorte!!! Estas mal formações podem causar muito sofrimento numa mulher, no entanto, poder ser uma benção para que possamos ter imensos filhos!!! :) acreditem nisso, somos apenas mais dotadas!

Maria Rachel Motta Jorge disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
utero disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
utero disse...

oi tenho 25 anos descobri q tenho utero bicorno faz 6 anos ,mas agora stou pensando em engravidar sera que eu posso?