quarta-feira, 31 de outubro de 2007

EUA: Escola pode dar a pílula às alunas desde os 11 anos

Uma escola do Estado do Maine, nos Estados Unidos da América, recebeu autorização para dar a pílula anticonceptiva a raparigas dos 11 aos 14 anos, sem necessidade de notificar os pais.

A medida foi tomada pelo Conselho Escolar de Portland, como forma de atenuar o forte aumento das gravidezes que se registam entre as adolescentes.

De acordo com um relatório realizado com dados de três escolas públicas da cidade, as gravidezes levadas até ao fim entre adolescentes aumentaram 17 por cento nos últimos quatro anos.

Por isso, o Departamento de Saúde Publica de Portland propôs à escola King a prestação de uma série de serviços, entre eles vacinas e medicamentos anticoncepcionais além do aconselhamento em doenças de transmissão sexual. (...)

Fonte: Diário Digital / Lusa (publicado a19-10-2007)

É importante que as escolas procurem fornecer aos alunos informações acerca da educação sexual. No entanto, acho que esta escola poderiam ter optado pela distribuição de preservativos em vez da pílula, uma vez que, a pílula não protege contra as DST's. Para além disso, a pílula não é um método muito aconselhável as adolescentes, visto que consiste num método hormonal e provoca muitos efeitos secundários.

2 comentários:

ana disse...

ja tinha ouvido falar sobre isto, no entant acho k 1 preservativo era mais "saudavel". percebo o k talvez tenha levado estas escolas a dar pilulas a alunas... mas axo k mais formaçao sobre estes assuntos era mais indicado. axo k a pilula devia ser usadas por gente mais crescida devido aos comuns esquecimntos e as DST's

Joana Carvalho disse...

Não sou contra esta medida mas achava muito melhor se em vez de investirem nas pílulas investissem em formação ou outras formas de transmitir aos adolescentes mais informação acerca da sexualidade e torná-los pessoas mais conscientes.