quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Colo do útero: Reino Unido lança programa de vacinação

O Serviço Nacional de Saúde britânico vai disponibilizar gratuitamente a partir do próximo ano a vacina contra o cancro do colo do útero às raparigas de 12 e 13 anos do Reino Unido, anunciou o ministro da Saúde.

O programa inglês de imunização contra o vírus do papiloma humano (HPV em inglês), responsável por quase todos os cancros do colo do útero, é opcional e prevê que sejam administradas três doses da vacina no espaço de seis meses, indicou o ministro Alan Johnson.
A partir de 2009, o programa de vacinação deverá ser alargado a todas as adolescentes inglesas com idades entre os 12 e os 18 anos.
De acordo com as autoridades inglesas, a vacinação permitirá salvar milhares de vidas, uma vez que no Reino Unido morrem em média mil mulheres por ano devido ao cancro do colo do útero.
O programa de vacinação está orçado em 143 milhões de euros, e o Ministério da Saúde inglês espera conseguir negociar uma redução do preço das vacinas.
As duas vacinas, desenvolvidas pelas empresas Sanofi Pasteur e Glaxo Smith Kline, são comercializadas em Portugal, onde os custos das três doses da vacina, que rondam em média os 450 euros, são suportados pelos utentes.
A Associação Europeia do Cancro do Colo do Útero recomendou já a Portugal que inclua a vacina contra o vírus do papiloma humano no Programa Nacional de Vacinação, alertando para o perigo de esta protecção se restringir apenas «aos ricos», caso isso não aconteça.
Segundo dados da ECCA, só na Europa são detectados anualmente 50 mil novos casos de cancro do colo do útero e 25 mil pessoas por ano morrem da doença.
Em Portugal, este cancro, que aniquila a vida sexual e familiar das sobreviventes, mata em média uma mulher por dia.


Fonte: Diário Digital / Lusa (publicado a 31-10-2007 )

Acho importante que o estado tome estas iniciativas pois contribuem de um certo modo para o desenvolvimento do país. Foi-me administrada a vacina contra o papilomavirus (um dos vírus que causa este cancro) mas como esta não está no Programa de Vacinação não foi gratuita. Aquando a administração desta vacina foi-me dada uma informação que eu gostava de partilhar. A vacina, ao contrário do que se pensa, não é apenas para o sexo feminino. É claro que o sexo masculino não tem útero mas pode transmitir o virus para a sua parceira no momento da relação sexual aumentando o risco de esta ter um cancro no útero.

Sem comentários: