Cientistas norte-americanos descobriram um vírus que reproduz genes capazes de localizar e eliminar tumores cerebrais em ratinhos, indica um estudo hoje publicado.
Um dos aspectos salientados pelos investigadores é que esses genes deixam virtualmente intactos os tecidos cerebrais saudáveis e centram o seu ataque nas células cancerosas.
O estudo, publicado no The Journal of Neusoscience, foi realizado durante seis anos por uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale dirigida por Anthony van den Pol.
O trabalho centrou-se na actividade do vírus «vesicular stomatis», seleccionado pela sua capacidade de atacar tumores cerebrais deixando os tecidos saudáveis em grande parte intactos. «Este estudo mostra que o vírus entra no cérebro e chega mesmo às células que se afastam do tumor principal», referiu Harald Sontheimer, oncologista da Universidade de Alabama em Birmingham, não envolvido no estudo.
«Assumindo que o vírus se comporta de forma semelhante nos humanos, isso poderá, no futuro, configurar uma forma inédita e altamente eficaz de tratar tumores resistentes», acrescentou.
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=319602
Achei este artigo interessante, uma vez que nas aulas estamos a falar de vírus e bactérias. Como podemos ver os vírus também tem o seu lado positivo que neste caso é o tratamento de tumores. Este vírus é bastante benéfico porque apenas afecta as células contagiadas deixando as saudáveis intactas. Apesar de ser um projecto que ainda só foi esperimentado nos ratinhos, num futuro próximo poderá ajudar no tratamento de tumores que hoje em dia afectam cada vez mais a população mundial.
1 comentário:
Olá. Me interessei sobre a pesquisa com vírus que ataca tumores cerebrais. Gostaria de saber se a pesquisa teve continuidade e se já está sendo testada em humanos.
Fico no aguardo. Abraço grande.
sbarili@yahoo.com.br
Enviar um comentário