- Possibilidade de isolar genes de organismos complexos e estudar as suas funções a nível molecular.
- Obtenção de OGM: os OGM são organismos em cujo genoma foram introduzidos genes que conferem características vantajosas.
Os OGM são utilizados para:
- produção de alimentos em maior quantidade e qualidade;
- produção de grandes quantidades de substâncias com aplicação médica ou farmacêutica, como a insulina, hormona do crescimento ou factores de coagulação sanguínea;
- produção de substâncias com aplicação industrial;
- biorremediação
DNA complementar (DNAc):
- Obtenção de cópias de genes que codificam produtos com interesse – torna possível a produção de proteínas humanas por procariontes que podem ser cultivados facilmente em biorreactores.
PCR:
- Obtenção de grandes quantidades de DNA em pouco tempo, a partir de uma quantidade muito pequena. Esse DNA pode ser posteriormente utilizado em técnicas de recombinação de DNA ou em fingerprint.
DNA fingerprint:
- Investigação criminal, forense e histórica – a técnica permite partir de material biológico deixado num local (cabelo, sangue, esperma...) e compará-lo com o dos suspeitos; permite a identificação de cadáveres.
- Determinação de paternidade – a comparação das impressões digitais genéticas dos progenitores e do descendente permite excluir a paternidade ou confirmá-la com um elevado grau de certeza.
Fonte:http://biohelp.blogs.sapo.pt/2575.html
Esta postagem é sobre as aplicações da engenharia genética que tem vindo a evoluir ao longo dos anos permitindo ao homem certos avanços a nível cientifico, tal como as OGM. É de realçar que as aplicações da engenharia genética se estende para diversos ramos, como por exemplo os testes de paternidade e investigação forense e criminal.
Sem comentários:
Enviar um comentário