quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Será que a genética determina a homossexualidade?

Biólogos da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, conseguiram manipular geneticamente um grupo de nematóides (espécie de parasitas) para que eles fossem atraídos por animais do mesmo sexo.

A experiência traz novas evidências de que a orientação sexual de um indivíduo pode ser profundamente influenciada por factores genéticos.

Apesar de os nematóides serem organismos simples, e de ser difícil aplicar em humanos os mesmos parâmetros, os cientistas acreditam que a descoberta da existência de um "caminho" biológico para as preferências sexuais oferece pistas sobre a sexualidade humana.

"A nossa conclusão é que a atracção sexual está instalada em circuitos cerebrais comuns a ambos os sexos de nematóides", disse Erki Jorgensen, chefe da equipa que organizou o estudo.

Os nematóides são organismos de até 1 mm de comprimento, que vivem na terra e alimentam-se de bactérias. Eles não têm olhos, então a atraccão sexual é determinada pelo olfacto.(...)

No estudo, publicado na revista científica Current Biology, os pesquisadores activaram um gene chamado fem-3 nas espécies hermafroditas. Esse gene faz o organismo do nematóide desenvolver-se como macho, com neurónios e estruturas de cópula específicas.

Na experiência, o fem-3 foi activado apenas no cérebro. Portanto, os animais desenvolveram neurónios masculinos, enquanto mantiveram características hermafroditas no resto do corpo.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2024113-EI296,00.html

Será que a homossexualidade pode ter uma base genética?

Exponham as vossas opiniões...

3 comentários:

mArGaRiDa disse...

Ola!
Muito bem a postagem está muito bem pensada..Eu não percebo muito disto mas acho que os nematóides são organismos muito simples para se constatar isto para o ser humano. Mas quem sabe, se calhar até tem mesmo a ver, mas acho que há mais coisas que influenciam como as vivencias, o ambiente, não sei digo eu.. :)

ana disse...

pode ter a ver com os genes, mas este não dizem tudo. A vida, o ambiente, as situações por que passa determinada pessoa tÊm um papel importante.
Quanto á genética, Pah não me surpreendia, depois dos exemplos que encontrei pelos blogs e não só, não duvidava.
Gosto do teu log!=)

Gabriel dos Santos disse...

Tal como as Anas disseram, o ambiente e as vivências em que são inseridas são um ponto importante quanto à orientação sexual do indivíduo, mas quase de certez que os genes estão à mistura, pois são estes que coordenarão a produção de uma maior quantidade de hormonas de um tipo, ou o funcionamento em determinada direcção de um orgão como o cérebro. Logo a minha resposta é sim.