quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Origem genética do cancro fígado

O gene DLK1 é o responsável pelo progresso do cancro do fígado. Esta conclusão surgiu depois de um estudo desenvolvido no Centro Nacional de Investigação do Genoma Humano da China, e agora os especialistas têm a esperança de que, com este avanço científico, se possam dar mais passos no sentido de que os diagnósticos desta doença se tornem mais rigorosos e, consequentemente, mais eficazes.

Huang Jian e Zhang Xin, que lideraram esta pesquisa, são da opinião de que, com este estudo, descobriram "coincidências significativas" no aperecimento do gene DLK1 em tecidos que continham cancro do fígado, concluindo assim que o gene terá um papel na formação da doença.

Na investigação foram utilizadas 82 amostras celulares de fígados com cancro e de fígados saudáveis. Segundo Huang Jian, foi detectado o DLK1 em cerca de 73,2% das amostras dos fígados com cancro. No entanto, nos fígados que estavam saudáveis não foram encontrados quaisquer vestígios do gene DLK1.

Esta descoberta poderá contribuir para uma maior prevenção do cancro no fígado. Para além disso será possível obter a reprodução das células cancerígenas do fígado e assim dar mais um passo em frente na ciência...

2 comentários:

Gabriel dos Santos disse...

Esta tua postagem em comparação com a minha ("Investigadores norte-americanos criam rato resistente ao cancro" de 28 de Novembro), que te aconselho a ler, principalmente os comentários já que expliquei à Ana em que consistia, dá-me que pensar pois na minha postagem fala-se que encontraram um gene que permite diminuir o risco de câncro e na tua que fala-se de um gene que faz aumentar. Parece existir quase uma espécie de "policia e ladrão". No entanto é que ambas as descobertas levam a um único caminho, a luta contra os vários tipos de câncro.

Silva33 disse...

Ainda bem que os avanços na medicina... especialmente ao nível da genética permitem uma luta contra problemas como cancro... assim no futuro estaremos protegidos destes grandes males para a nossa saúde.

Boa expressão a "policia e ladrão"... uns genes favorecem o cancro outros desfavorecem... "caça caça"

Boa postagem