quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Investigadores querem sequenciar genoma de mil pessoas

Um consórcio internacional de investigadores anunciou terça feira um projecto que visa sequenciar o genoma de um milhar de pessoas para criar um catálogo o mais completo e detalhado das variações genéticas humanas que surgem ligadas a numerosas doenças.

Apoiado em equipas de investigadores pluridisciplinares, o projecto, denominado "The 1000 Genome Project", elaborará uma nova carta do genoma humano que oferecerá "uma imagem das variações do ADN bio-medicamente importantes a um nível de detalhe sem precedentes", declarou Richard Durbin do instituto americano Wellcome Trust Sanger.

Tal como os projectos de pesquisa anteriores sobre o genoma humano, todos os dados que daí resultarem serão gratuitamente acessíveis a todos os investigadores do mundo. "Um projecto deste tipo era impensável há dois anos, mas graças aos avanços surpreendentes da tecnologia da sequenciação e da bio-informática , o genoma das populações estará acessível a todos", sublinharam os promotores.

A catalogação das variações das sequências do genoma e dos genes poderá facilitar a busca de factores genéticos responsáveis por determinadas doenças humanas.

Fonte: http://observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=19530 (publicado a 23-01-2008 10:45:00)

1 comentário:

ana disse...

Ola
sobre a postagem tenho que dizer que acho importante este tipo de investigações, porque acredito que a catalogação das variações das sequências do genoma e dos genes pode ajudar a controlar algumas doenças, uma vez que conheceremos melhor o patrimonio genetico e como tal detectar os factores podem causar doenças.
boa postagem :P