terça-feira, 29 de abril de 2008

Missão coelho

Eu, a Ana Teresa e a Ana Margarida decidimos elaborar um projecto opcional e semelhante ao que está a ser realizado durante as aulas práticas de biologia com o Xiphophorus maculatus. Esta iniciativa advém do facto de termos disponível um bom material biológico - coelhos - e da possibilidade do projecto platy não fornecer dados claros para obter uma conclusão.

Os coelhos constituem um relativamente bom material genético porque o seu tempo de gestação é reduzido (1 mês), as suas características são bem visíveis e contrastantes, possuem um número moderado de descendência (cerca de 6 ou 10), não há descuido parental, o tempo de crescimento das crias é reduzido (cerca de 1 mês para que as características sejam observáveis) e de fácil acesso e manipulação para nós.

O nosso objectivo é estudar a transmissão da cor ao longo da gerações. Também teremos em conta a transmissão do albinismo.
fêmea albina x macho beje
Algumas informações sobre os coelhos que podem ajudar no estudo da transmissão de características.
  • pode viver cerca de 10 anos
  • tempo de gestação da coelha é de 1 mês
  • a fêmea pode ter entre 3 a 7 ninhadas por ano
  • cada ninhada pode ter entre 2 a 12 crias
  • 3,5 meses para que as fêmeas atinjam a maturidade sexual e 4 meses para os machos

A fêmea teve a ninhada entre o dia 1 de Abril e o dia 2, mas ainda não é possivel indicar o número de crias ( as crias não tem um aspecto muito bonito nos primeiros dias). Existem 12 crias, mas devido ao seu elevado número não está garantida a sobrevivência delas todas (uma das crias está muito pouco desenvolvida por isso é capaz de não resistir). Morreram 2 crias restam 10, esperemos que não morram mais.

Com este slide pretendemos permitir que todos acompanhem a evolução deste projecto.


4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

sim senhor...

aqui estão os tao falados coelhos.

fazem muito bem, a sandra ja tinha falado. fico entao a espera dos resultados e a torcer para que a investigação corra da melhor forma.

no fim podem sempre servirem-se deles e fornecer um almoço/jantar à turma ---> sandra nao te zangues, estou a brincar!

Professor José Salsa disse...

Olá,

Excelente e oportuna ideia. Aguardo com expectativa o nascimento dos coelhinhos...
Parabéns!

Professor José Salsa disse...

Já agora aproveita para corrigir o nome científico no texto. Certamente por lapso aparece o termo "Maculatus" quando deve ser "maculatus" (em itálico) pois trata-se do restritivo específico...