Neste glossário serão colocadas e explicadas todas as expressões ou termos científicos que possam causar qualquer tipo de dúvida.
A-Autismo:alteração cerebral que afecta a capacidade da pessoa de comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente; Asma: doença inflamatória crónica caracterizada pela obstrução crónica do fluxo de ar nas vias respiratórias; Alergia: resposta exagerada dos sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo, uma hipersensibilidade imunológica a um estímulo externo específico.
B- Biorremediação – modificação de organismos no sentido de degradarem poluentes.
C-Cistite:inflamação/infecção na bexiga;Choque tóxico:doença potencialmente fatal, causada por uma bactéria e mais comum nas mulheres em período fértil principalmente as que usam diafragma; Células estaminais: células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que têm a habilidade de se renovar por meio da divisão celular mitótica podendo haver uma diferenciação em células especializadas.
D-Doença de Peyronie:doença que provoca uma curvatura do pénis durante as erecções; DNA recombinante: nova molécula de DNA, formada artificialmente pela combinação de 2 ou mais moléculas de DNA de diferentes origens; DNA complementar: DNA sintético que é produzido a partir de um RNAm pela acção da transcriptase reversa;
E- Espéculo: aparelho utilizado para exames ginecológicos; Endometriose: doença que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero; Efeito de estufa: é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar reflectida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera - como consequência, o calor fica retido não sendo libertado para o espaço; Enfisema: doença pulmonar obstrutiva crónica caracterizada pela dilatação excessiva dos alvéolos pulmonares, causando a perda da capacidade respiratória e uma oxigenação insuficiente.
F-
G-
H-
I- Insuficiência hepática: quando todas as funções do fígado se encontram alteradas em maior ou menor grau, quando há dificuldade em desempenhar as funções normais de metabolizar e sintetizar proteínas.
J-
L-
M- Medula óssea (orgão hematopoiético): tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos as hemácias, leucócitos e plaquetas; melanina: proteína que confere pigmentação à pele, aos olhos e aos cabelos dos mamíferos.
N- Nemátoides: são vermes de corpo aproximadamente cilíndrico, geralmente esguios e alongados. Vivem em quaisquer ambientes/ecossistemas onde exista água. Temperaturas muito baixas ou excessivamente altas podem afectá-los negativamente.
O- OMG: organismos geneticamente modificados que possuem no seu genoma genes estranhos provenientes de outros organismos, introduzidos artificialmente;
P- PCR (reacção em cadeia da polimerase): técnica automatizada em que a uma determinada sequência de DNA são adicionados dois iniciadores, havendo, depois, amplificação dessa sequência com auxílio de uma DNA polimerase resistente ao calor;
Q-
R-
S- Sistema imunitário: é composto por órgãos linfóides, células e moléculas que estabelecem entre si uma complexa rede de comunicações, e tem como finalidade permitir a nossa defesa contra infecções provocadas por agentes patogénicos.
T- Transplante: transferência de células, tecidos ou órgãos vivos de uma pessoa (o dador) para outra (o receptor) ou de uma parte do corpo para outra (por exemplo, os enxertos de pele) com a finalidade de restabelecer uma função perdida.
U-
V-
X-
Z-
Curiosidades
(não é uma ideia original, já vários alunos tiveram esta iniciativa mas achei que seria interessante colocar algumas curiosidades)
> A primeira planta transgênica foi obtida em 1983, com a incorporação de DNA de bactéria. > Kiwi reforça o sistema imunitário, fortalece veias e artérias, ajuda a evitar infecções, favorece a absorção de ferro, estimula a produção hormonal, melhora a agudez visual e a saúde de tecido conectivo, de modo que proporciona uma prevenção eficaz contra lesões cartilaginosas.
>Estudos realizados recentemente mostram evidências de uma relação entre a capacidade do sistema imunológico e o cansaço físico e mental. As pessoas que se sentem tranquilas e felizes com a vida apresentam um sistema de defesa mais forte, enquanto que a depressão psicológica pode «deprimir» o sistema imunológico, deixando-o mais debilitado. > 6 locais mais prováveis de apanhar bactérias: lava-louça; casas de banho dos aviões; a roupa da máquina lavar quando é transferida para a máquina de secar, em particular roupa interior; bebedouros públicos (62.000 a 2.7 milhões de bactérias por cada dois centímetros quadrados); carrinhos dos supermercados e máquinas Multibanco. > Considera-se que a produção de queijo foi iniciada pelos árabes. > As referências ao vinho remontam há 3000 anos. > Desde a Antiguidade que o homem possui muitas técnicas de conservação (sal, açucar: tratamento térmico; desidratação - seca; acidificação - produção de picles; tratamento com fumo). Na actualidade, optamos pela introdução de aditivos nos alimentos. Mas existem outras técnicas como a criação de atmosferas modificadas, congelamento,liofilização e irradiação. >O pão levedado foi inventado no Egipto onde, há cerca de 6 mil anos seria descoberta a fermentação. Só em 1857 Louis Pasteur provou que a fermentação resulta da acção de organismos vivos. > O leite não é muito saudável para adultos orientais e negros africanos. Os seus organismos tendem a não produzir enzimas necessárias para digerir o açucar natural contido no leite. >Um automóvel lança para a atmosfera, durante a sua vida útil, cerca de 35 toneladas de carbono.
>Bastam apenas 3 litros de um produto solvente (para tintas, por exemplo), para contaminar mais de 60 milhões de litros de água subterrânea. > Bastam 3.8 litros de gasolina para contaminar mais de 2850 milhões de litros de água potável.Uma única pilha deixada no solo contamina-o durante mais de 50 anos. > Os distritos portugueses que produzem mais resíduos tóxicos por ano são: Setúbal, Castelo Branco, Aveiro, Viseu e Coimbra. > 84% do lixo doméstico pode ser reciclado. > Portugal recicla cerca de 7600 toneladas de vidro - apenas 13 % do que é consumido (a Suiça recicla 55%) > Com a reciclagem de uma lata de alumínio economiza-se energia suficiente para manter a televisão ligada durante 3 horas.
1 comentário:
esse video e demais adorei achei muito interessante
Enviar um comentário